Emoções: Por que o sentimento de Culpa é tão prejudicial para nossa vida!

O sentimento de culpa é um dos mais devastadores na vida de uma pessoa. Ele nasce da falta de confiança, da censura, do remorso ou da descrença em si mesmo. Em geral, as pessoas se culpam por terem falhado ao realizar algo, por desvios em seu sistema de crenças limitantes ou por terem atitudes que prejudicaram terceiros, … É uma emoção que paralisa, trava as pessoas através de procrastinação e auto-sabotagem. As ações do dia-a-dia são comprometidas pela culpa impossibilitando atividades normais como viver bem profissionalmente e na vida pessoal, também.

Além de atrapalhar nossa vida podemos atrapalhar a vida de outras pessoas! Quando falhamos, é muito comum tendermos a justificar nossos erros apontando o dedo para o outro. Se meu casamento deu errado, se perdi meu emprego, se fracassei nos estudos, não é culpa minha! Foi minha esposa ou esposo que não me entendeu, foi meu chefe que se negou a me dar uma nova chance ou foi o professor que não soube ensinar. É muito comum usarmos a projeção da culpa como forma de nos justificar ou se defender. Causando mal nós mesmo e para outras pessoas!

A projeção (ou seja, ver no outro aquilo que nos negamos a ver em nós mesmos) vem como uma defesa, pois sentir-se culpado tem um peso demasiado. Por estar diretamente relacionado a algo que nós mesmos fizemos e nos torna como pessoas indignas ou  erradas. Por exemplo, se tenho raiva, alguém pode ter tido uma atitude que causou essa raiva, se tenho medo, algo ou alguém me assustou, se fico triste é porque alguém me deu motivos para a tristeza. Dessa forma, é mais fácil justificar nossas reações, ainda que sejamos afetados por qualquer emoção somente de nossa própria origem e permissão. Agora, para se sentir culpado, somente é possível se fiz ou deixei de fazer algo, se causei uma situação de prejuízo a mim mesmo ou aos outros,…

Quando negamos nossa responsabilidade, tendemos a transferi-la para os outros, mas isso dificilmente nos trará alívio.E porque não traz alívio? Quando um sentimento é motivado por alguma falha nossa, vamos nos sentir inadequados, errados, indignos e, naturalmente, culpados. Então, o mecanismo de projeção servirá apenas para tentar camuflar um sentimento de autoaversão e, como consequência, virá a autopunição. Outras emoções fazem nos sentirmos vítimas e possibilitam a defesa, mas a culpa não. Essa emoção é uma arma apontada para nosso próprio coração, para nós mesmos.

E o que somos capazes de fazer quando nos sentimos culpados? Tendemos a nos preocupar demais com a opinião dos outros, sentimo-nos mal por receber benefícios que julgamos não merecer, temos dificuldade em assumir nossos próprios atos, ficamos doentes, nos auto-punimos das mais diversas formas.

Quando nos sentimos culpados nos tornarmos mais pesados emocionalmente. Fica mais dífícil agirmos e tomarmos decisões. Logo, você se culpa de algo? Você tem  a culpa impossibilitando uma vida mais plena?

E você pode usar a TFT para liberar a culpa porque essas técnicas podem limpar a causa da culpa e nos tornar livres para viver plenamente livres, leves de qualquer peso de culpa! Você consegue relatar alguma situação semelhante que acontece com você ou com alguém que se sente culpado? Que se sente travado, improdutivo devido a culpa?

Que tal compartilhar esse artigo com essa pessoa! A TFT pode ajudar!

Deixe seu comentário. Compartilhe sua experiência. Leio todos, um por um!

Receba Dicas e Explicações sobre A EFICAZ E RÁPIDA TÉCNICA TFT ou sobre O PROCESSO REALIZADOR LIFE COACHING!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *