Como cuidar das emoções com a TFT?

Para falarmos sobre sentimentos e emoções que são  abstratos … vou dar um exemplo concreto para explicar como podemos cuidar das emoções negativas como mágoa, ressentimento, culpa, medos, ansiedade, rejeição, abandono, falta de perdão …

Não explicando de forma científica mas de forma bem prática em nosso cérebro temos nosso consciente e mais profundamente o inconsciente. Vamos imaginar que eles são compostos por caixas positivas e negativas. As negativas são as que nos causam desequilíbrio emocional, por isso continuemos falando sobre elas. Então teríamos a caixa mágoa, outra culpa, outra ainda medo, … Na parte de cima de cada uma delas são guardadas lembranças, eventos mais recente que é nosso consciente. Mais no fundo é parte mais de lembranças e eventos mais do passado que é o inconsciente. Com o passar da vida essas caixas podem ou não ser abastecidas dependendo de nosso cuidado, nosso autoconhecimento e desenvolvimento emocional. Algumas que não cuidamos podem já estar cheias e começam a nos pesar.

Por isso a importância de limpar esse conteúdo utilizando a TFT. É uma forma prática e eficiente de aliviar o peso da caixa com o sentimento negativo. Vamos dar o exemplo da caixa medo. O medo pode ser de animais, altura, de dirigir, de falar em público, de avião, lugares fechados, de pessoas, da morte, doenças … Uma pessoa com medo torna-se insegura, com sentimento de incapacidade, perde oportunidades profissionais ou na vida particular. Começa a agir de forma que normalmente não gostaria de estar agindo, falando ou mesmo pensando. Toma decisões e ações indesejadas pois são baseadas na negatividade do medo. A autoestima é afetada pois o sentimento de incapacidade é acionado. Limpando o medo de forma bem específica, um medo de cada vez, a caixa vai ficando mais leve ou o ideal vazia e livre da negatividade. Com isso muitas atividades e ações tornam-se possíveis. Estaremos também eliminando muitas toxinas de nosso corpo que podem desfavorecer que o equilíbrio emocional esteja presente.

Muito  importante também para cuidarmos de nossas emoções para que as caixas não sejam abastecidas de lembranças, eventos, emoções negativas é cuidarmos do nosso corpo, mente e espírito. Primeiramente é necessário a decisão de cuidar desse tripé! E criar uma rotina para que possa ser cumprida essa decisão de zelar pelo corpo, mente e espírito em nossa rotina. Dia a dia precisamos estar atentos e zelosos para que estejamos firmes nessa decisão de cuidar desse tripé tão importante de nossa vida.

Para cuidarmos do nosso corpo o ideal é a prática de alguma atividade esportiva ou então caminhada de pelo menos 40 minutos por dia. Com isso sentiremos mais sede e também regularizamos o sono que ficará com boa qualidade. O corpo estará oxigenado, mais disposto e ativo.

Para cuidar de nossa mente, já estaremos cuidando dela no momento que estivermos cuidando do físico com a caminhada pois poderemos estar organizando nosso dia com as atividades essenciais. Estaremos nos organizando para cuidar do nosso precioso tempo. Também, é preciso observar se você não está submetido a um ambiente tóxico no local de trabalho e em todos os lugares que frequentamos. Alguns exemplos deles: noticiários que fazem questão de noticiar tragédias e notícias tristes. Ou novelas que não apresentam um conteúdo sadio e verdadeiro tornando-se ilusória  a apresentação e poluidora de emoções negativas. Ou então, ficar perdido por horas em telas ilusórias sem um objetivo certo pelo Facebook. Ilusórias porque a maioria das postagens todos estão bem o tempo todo e acabamos nos frustrando ou ficamos com sentimento de improdutividade, perda, tristeza.  O mesmo ocorre para a escolha de filmes ou livros que alimentem emoções negativas, como: pessimismo, medo, desânimo, tensão, ação excessiva … Quando perdemos nosso precioso tempo com uma novela que acrescentou algo negativo para nossa vida ou então um filme com muita ação que nos deixa agitado estaremos acrescentado lixos em nossas caixas negativas, aumentando o peso de nossas caixas negativas. Deixando de assistir a novela, poderemos utilizar esse tempo da novela ou do filme que nos agita para estar com a família e ter um bom diálogo ou então fazer algo que nos possa abastecer de conhecimento como estudar algo novo ou então um ler livro que nos possa fornecer emoções positivas.

Para cuidar do nosso espírito é aconselhado estar ligados a uma fé. Assim teremos o combustível para passar por nossas tribulações e dificuldades. Estar com pessoas que possam dialogar, nos ouvir e transmitir algo que seja favorável ao nosso espírito. Ler, ouvir e assistir programas que edifiquem nosso espírito nos faz ficarmos mais fortes, felizes otimista e criativos.

Mas se por acaso você carrega caixas de sentimentos e emoções negativas que tal limparmos para diminuir esse peso e ficar mais leve em equilíbrio e paz emocional? Essas caixas levamos para todos os lugares, todos os momentos de nossas vidas. Fazemos a higiene do corpo, do local que vivemos, que trabalhamos e a higiene de nossas emoções negativas em nossas caixas no consciente e inconsciente? E você está cuidando do seu corpo, mente e espírito? Ou está cuidando apenas de algum deles? Deixe seu comentário. Compartilhe sua experiência. Leio todos, um por um!

Receba Dicas e Explicações sobre A EFICAZ E RÁPIDA TÉCNICA TFT ou sobre O PROCESSO REALIZADOR LIFE COACHING!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.