A importância de conhecer os efeitos das emoções que fazem parte de nossas vidas!

Em alguns momentos da vida, somos tomados por nossas emoções. Às vezes, ficamos alegres e animados e, em outras vezes, nos sentimos dominados e infelizes. Isso é muito natural, mas pode se tornar muito incômodo quando as emoções estão em desequilíbrio ou muito intensificadas ou anuladas.

Nossa mente é formada por um consciente e inconsciente. No inconsciente são guardados acontecimentos que foram gravados com o efeito de emoções. E muitos de nós preferiríamos não sentir os efeitos que podem ser causados por essas emoções armazenadas. Podemos, inclusive, chegar a negá-las e isso pode levar a dificuldades ainda maiores, pois elas não deixam de existir, e causam efeito em nossa vida presente.

As emoções são importantes sinais de alerta em nossa vida. Sem elas, seriamos robôs sem individualidade. Porém, a nossa cultura está apenas começando a dar-se conta da importância delas para o desenvolvimento, não apenas individual, mas de toda a sociedade.

Uma emoção é simplesmente uma resposta do organismo frente a uma dada situação. Não é uma resposta racional, e sim inconsciente. A consciência chega em seguida, e às vezes, é tarde demais porque não é conscientemente que temos nossas reações. Estamos habituados a funcionar da seguinte forma: pensamento inconsciente -> emoção-> ação.   E normalmente, somos apenas capazes de nos ver em ação, para só depois entender o que fizemos. E muitas coisas ruins acontecem nessa sequência. Mas, precisamos entender que é muito mais útil aprender a lidar com as emoções do que tentar evitá-las. E uma tentativa, aliás, inútil e que pode ser muito mais dolorosa é controlar as emoções.

Existem as emoções básicas, como raiva, tristeza, alegria, medo, mágoa, culpa, … Mas, dessas, muitas outras são derivadas. As emoções básicas têm como função a defesa de nossa sobrevivência física e emocional. Ou seja, são absolutamente necessárias. O que pode acontecer e fazer tudo dar errado é o acúmulo energético que a emoção (algo que dura apenas alguns minutos) produz em nosso corpo físico e emocional, criando os bloqueios que se transformam em problemas do nosso dia a dia, inclusive, doenças crônicas.

É claro que é possível controlar nossas emoções, mas não da maneira que podemos imaginar e costumamos utilizar, o famoso braço de ferro. A razão puxa daqui, a emoção puxa de lá, e vence a melhor (a mais forte no caso), a emoção. E ficamos frustrados e infelizes. Avançamos muito já em termos de conhecimento para entender e sanar os chamados problemas emocionais. A ciência e a psicologia têm criado métodos e terapias muito eficazes como as terapias Acupuntura Emocional sem agulhas EFT e TFT.

Em nossos próximos artigos vamos falar um pouco sobre algumas emoções suas funções, disfunções e como lidar com elas. Ou acesse www.equilibrioemocionalemfoco.com.br

E você pode usar a TFT para liberar emoções negativas, como: raiva, ressentimento, culpa, mágoa, inveja, baixa autoestima, vergonha, arrependimento, ciúme, traumas: assalto, sequestro, acidentes,… , compulsões: alimentares, química, maus hábitos, estresse, luto, depressão, rejeição, inferioridade, abandono, ansiedade, medos: altura, dirigir, animais, lugares fechados, água … Dores físicas: enxaquecas, dores no pescoço, dores no corpo provocadas pelo desequilíbrio emocional.

E essas técnicas também podem atuar, positivamente, melhorando o desempenho nos esportes, concentração, autoconfiança, prosperidade. E também na busca do autoconhecimento e desenvolvimento emocional!

Você consegue relatar alguma situação semelhante que acontece com você ou com alguém que tem problemas com a emoções negativas em sua vida?

Que tal compartilhar esse artigo com essa pessoa! A TFT pode ajudar!

Deixe seu comentário. Compartilhe sua experiência. Leio todos, um por um!

Receba Dicas e Explicações sobre A EFICAZ E RÁPIDA TÉCNICA TFT ou sobre O PROCESSO REALIZADOR LIFE COACHING!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.