Emoções: Saiba qual é a origem do Ciúme!
Sabe aquele sentimento que se apresenta sem que busquemos exatamente … De não ser capaz de algo tanto quanto como outra pessoa, ou de não ser a pessoa mais importante para a pessoa que você escolhe para conviver num relacionamento de casais, ou não ser tão importante quanto outras num grupo de amigos ou numa empresa, ou não ser tão amado como um outro irmão ou irmã pelos pais … Essa emoção que nos é gerada em forma de pensamento negativo é o ciúme! Capaz de tirar um sentimento de paz e equilíbrio emocional de quem sofre com ciúme!
A quem diga que o ciúme é o tempero do amor. Poderia até ser se não significasse sentimento de posse. Possuir o outro como uma extensão de si mesmo, como uma propriedade, como algo certo e garantido é a forma mais perigosa e opressora de demonstrar um sentimento de afeto.
As relações pessoais que envolvem qualquer tipo de afetividade pode gerar o ciúme. Relações amorosas, pais e filhos, amigos, irmãos, não importa, quando existe um desequilíbrio emocional pode existir o ciúme. Essa emoção vem da necessidade de sentir segurança em relação à estima alheia, a certeza do amor, do respeito, da reciprocidade.
Mas, qual a origem do ciúme?
A insegurança a respeito de si mesmo. Quando avaliamos que o alvo de nosso afeto pode tornar-se atraído, ou admirar, respeitar ou acolher um terceiro de uma forma mais terna, mais orgulhosa, mais admirada que a nós, surge o ciúme. A base dessa insegurança vem da falta de autoestima, aquele senso de valor, o respeito próprio.
Exercemos essa emoção quando nos comparamos ao outro, nos desvalorizamos, criamos crenças e pensamentos negativos a nosso próprio respeito ou à possível opinião do ser amado sobre nós. Mas o que causa tão insegurança? Muitas vezes, somos levados, nos relacionamentos, a disputas de todos os tipos.
Podemos citar alguns. Irmãos, por exemplo, brigar pela atenção dos pais, amigos comuns, namorados(as), pelo simples fato de provar, ou tentar provar, que um é melhor que o outro. Aliás, a disputa entre irmãos é uma das situações que mais geram ciúme. Nas relações conjugais podemos imaginar que existe a luta pela atenção exclusiva do outro, mas também existe o ciúme da competência, da capacidade e dos talentos do parceiro. Entre amigos isso também é possível, o medo da perda, a disputa de talentos, a falta de amor próprio…
Então, poderíamos pensar: – Essa emoção é algo horrível que só traz discórdia entre pessoas que se amam e, portanto, não tem nenhuma utilidade e não é algo positivo, certo? Errado. Não é tão simples identificar o lado positivo do ciúme, mas ele sempre vem como um alerta. Claro, um alerta do perigo que corremos por estarmos sendo trocados, enganados, desrespeitados? Não, um alerta de que precisamos reavaliar nossos valores pessoais, nossa intolerância aos direitos de nossos pares, entre outras tantas coisas, e isso só acontece porque projetamos nos outros nossos próprios e melhores afetos, talentos, etc.
É preciso despertar para nossos próprios valores, que nos libertarão da necessidade desenfreada de aprovação e garantia de amor vinda de fora. A autoestima, o autoconhecimento, o amor próprio são valores que precisamos cultivar para amar (o verdadeiro amor) sem expectativas. Esses são apenas alguns indicadores para que você reflita!
Se você se identificou com muitos deles, não se espante. Tudo pode ser melhorado com autoconhecimento! Tenho alguns DEPOIMENTOS no menu depoimentos de pessoas que com as técnicas de liberação emocional e para questões físicas TFT alcançaram melhoras para diversas outras questões emocionais também!
E você pode usar a TFT para conseguir melhorar sua autoestima para que o ciúme não seja um problema na sua vida! Você consegue relatar alguma situação semelhante que acontece com você ou com alguém que tem problemas com ciúme?
Que tal compartilhar esse conteúdo com essa pessoa! Técnica de liberação emocional TFT pode ajudar! Deixe seu comentário. Compartilhe sua experiência. Leio todos, um por um!