Emoções: Como livra-se do Medo? Como o medo de viajar de avião!
Estou publicando uma série de artigos sobre emoções! Uma reflexão de como elas influenciam nossa vida e como podem prejudicar quando são negativas! Já foi apresentado sobre: Raiva, culpa, ressentimento, ciúme e inveja. Nesse artigo vamos refletir sobre o medo!
Você tem algum medo? Você tem medo de quê? Ou você conhece alguém que tem algum medo?
Sentir medo é algo bastante natural e é uma das defesas mais importantes para a sobrevivência física. Funciona de maneira automática, pois nosso inconsciente está sempre alerta. E aciona seus mecanismos, informando-nos de qualquer tipo de perigo sendo ele real ou imaginário. Aí então, … é o quando o medo se torna um PROBLEMA.
Nosso inconsciente, ao registrar todo o tipo de ameaça, não distingue o real do não real. Por isso, pessoas com fobias de animais, por exemplo, sofrem mesmo diante de uma simples imagem ou do animal inofensivo. Doenças como síndrome do pânico, depressão, fobias e elevados graus de ansiedade nada mais são do que um medo que passou do limite natural. Esses são exemplos mais graves de onde um medo descontrolado pode chegar. E esse descontrole acontece aos poucos. Quando nossas certezas começam a desmoronar por causa de inseguranças, agressões, perigos físicos ou emocionais, tornando-nos frágeis diante de situações e até mesmo corriqueiras. Nosso sistema como um todo começa a se deixar abater, pois sabemos o quanto o medo pode atrapalhar a energia física e emocional.
Mas porque isso acontece? E porque fatos imaginários são capazes de nos afetar de modo tão ruim? Como já compreendemos, somos formados pelas mentes consciente e inconsciente. A consciência se ocupa de nosso discernimento, escolhas, raciocínio lógico. A inconsciência cuida de nossa parte automática, como o funcionamento do organismo, batimentos cardíacos e a capacidade de realizar tarefas diferentes ao mesmo tempo, por exemplo. Mas, para que possamos perceber o real e o imaginário, precisamos da mente consciente. E para fazer um bom uso da mesma, é preciso estar atento. A que? A nós mesmos. A observação pode ser a forma mais simples de conhecer-se e entender a si mesmo, chamamos isso de estar conscientemente presente.
Então se pararmos para pensar no medo de viajar de avião… Conscientemente é um dos meios de transporte mais seguros que existe! Mas viajar de avião é muito difícil de acontecer para muitas pessoas porque elas tem muito medo de viajar de avião. Isso ocorre inconscientemente porque podem estar ativos pensamentos limitantes gerados a partir de traumas ou registros de falas, ou imagens ou ainda de sensações reais ou imaginárias no inconsciente.
O medo pode tanto ser um grande aliado, colocando-nos em alerta nas reais horas de perigo, quanto pode ser um terrível sabotador, colocando-nos em situações constrangedoras e incapacitantes. O efeito negativo do medo em nossas vidas acontece da mesma forma que outras emoções, por meio do bloqueio energético criado pelo excesso da repetição, que vem dos pensamentos, tornando-se um pensamento limitante. Para a situação do medo é necessário limpar esses pensamentos limitantes para conquistar uma vida com mais possibilidades. Onde o pensamento do medo que é repetitivo seja quebrado para que a vida seja mais livre e saudável, com mais equilíbrio.
O medo é um sentimento que pode ser trabalhado através de uma boa limpeza de acontecimentos que foram registrados em no inconsciente e que podem estar influenciando em suas decisões agora! Tudo pode ser melhorado com autoconhecimento! Tenho alguns DEPOIMENTOS de pessoas que com a técnicas de liberação de questões emocionais e físicas TFT alcançaram melhoras para diversas outras questões emocionais também!
E você pode usar a TFT para conseguir liberar seu medo para que não seja um problema ou um impeditivo na sua vida! Você consegue relatar alguma situação semelhante que acontece com você ou com alguém que tem problemas com medo?
Que tal compartilhar esse conteúdo com essa pessoa! A TFT pode ajudar! Deixe seu comentário. Compartilhe sua experiência. Leio todos, um por um!