Melhorando a Autoestima

Para melhorar a autoestima, precisamos entender como ela é afetada além de entender melhor o que é autoestima!

É o quanto nos amamos e aceitamos de forma incondicional, independendo da sua condição de vida e aparência. A nossa autoestima é afetada quando passamos por situação como rejeição, principalmente quando somos crianças! A criança aprende a amar a si mesma principalmente, através do amor dos pais e dos adultos que a acompanham. Sempre buscando aprovação e aceitação através de elogios e afetos.

A criança vai crescendo e entendendo que ela é digna de receber amor e ela passa a se amar também. Aqui o alimento emocional é o amor adequado e suficiente. À medida que vai amadurecendo, a criança vai deixando de precisar do amor externo para sentir-se valorizada e passa a sentir esse valor vindo de dentro dela mesma.

Mas a grande maioria das pessoas não recebe elogio e afeto de forma suficiente e adequada. Além dessa falta é muito comum que as crianças recebam muitas críticas e passem por diversos tipos de experiências que geram sentimentos de rejeição e sensação de que elas não são boas o suficiente: cobranças, desprezo, abandono, indiferença, comparações negativas … A mensagem que a criança entende assim é de que ela não tem valor desenvolvendo auto rejeição. Ela aprende a tratar a si mesma da mesma forma como foi tratada pelos adultos. Exemplificando, se muito cobrada ela ficará muito cobradora de si mesma. E quando cresce e tem filhos repetirá o padrão com seus filhos.

Assim para melhorar a autoestima é fundamental curar sentimentos que ficam guardados de experiências do passado, não só da infância. Experiências da vida adulta também podem contribuir para baixar a autoestima. Pessoas com autoestima baixa tendem a atrair pessoas que irão lhe rejeitar, criticar e mal tratar.

A falta de amor próprio leva a pessoa a fazer escolhas equivocadas nos relacionamentos e na vida profissional. Quanto pior a autoestima pior as escolhas. Como por exemplo, pessoas que se relacionam com pessoas que bebem, se drogam ou que tem sérios problemas emocionais. Amizade com pessoas que traem, magoam ou as que colocam para baixo.

Para melhorar a autoestima, é preciso curar de forma profunda e definitiva, esses sentimentos guardados de experiências que deixaram marcas de rejeição, críticas, abandono, culpa … Geram autopunição.

Para curar esses sentimentos, técnicas de liberação emocional como, TFT , tem o poder de limpar, dissolver, curar as emoções gravadas de experiências do passado. Quando você remove a negatividade, sua essência é resgatada e o amor próprio é resgatado pois ele estava apenas encoberto.

Com a TFT podemos tratar o caso de uma maneira gradativa, investigando as emoções negativas por detrás do problema e aos poucos liberando o que tem provocado a baixa autoestima. Assim quebra-se o ciclo de um futuro menosprezo a si mesmo dando lugar a novas oportunidades e equilíbrio emocional.

E a sua autoestima como está? Deixe seu comentário. Compartilhe sua experiência. Leio todos, um por um!

Receba Dicas e Explicações sobre A EFICAZ E RÁPIDA TÉCNICA TFT ou sobre O PROCESSO REALIZADOR LIFE COACHING!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.